segunda-feira, 30 de maio de 2011

Histórico CEMSL

O Centro de Ensino Médio Setor Leste, conhecido inicialmente como Ginásio Industrial JK ou como Ginásio Industrial do Plano Piloto, tem cerca de 75.000 metros quadrados de área e iniciou suas atividades em maio de 1963, sem um ato específico para sua criação, sob a direção da professora Altair de Paiva.

A denominação Ginásio Industrial JK aparece mencionada oficialmente pela primeira vez quando se criou o quadro de pessoal para a referida unidade escolar (Resolução número 09 do Conselho Diretor de 1963).

Com o início do funcionamento do segundo ciclo neste estabelecimento de ensino, foi criado o Colégio Industrial do Plano Piloto e também o anexo do Ginásio Industrial do Plano Piloto (noturno) – Resolução número 01 do Conselho Diretor de 20 de janeiro de 1964.

Com a denominação de Colégio Setor Leste – Plano Piloto, este Centro aparece relacionado nos Decretos “N” número 481 de 14 de janeiro de 1966 e “N” número 700 de 26 de janeiro de 1968 do GDF.

O ato que aprovou o Regimento Interno da Fundação Educacional em 1971 (Resolução número 33 do Conselho Diretor) relacionou todos os estabelecimentos existentes na Rede Pública de Ensino e esta escola foi mencionada como Colégio do Setor Leste – CSL.

A transformação deste Colégio em Centro Educacional Setor Leste se deu com a Resolução número 95 do Conselho Diretor de 1976 e em Centro de Ensino Médio Setor Leste por meio da Portaria número 129, publicada no DODF número 137 de 19 de julho de 2000, que altera a denominação das unidades de ensino, da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal.

17 comentários:

  1. Muito bom ter estudado neste Colégio nos anos 70, professores ótimos, como a Maria do Brasil, Consuelo, Armando de matemática, Ovídio de História, a esposa dele dava aula também!!Tinha o professor Mário da escolinha de futebol e o Sassaki e Takashi do judô, bons, muito bons!!Se tiver alguém dessa época, compartilhe comigo!Valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma atual estudante do Setor Leste preciso de ajuda para fazer um trabalho se puder entrar em contato comigo agradeceria muito.
      Meu email é: jessicasimasg@gmail.com

      Excluir
    2. Eu sou uma atual estudante do Setor Leste preciso de ajuda para fazer um trabalho se puder entrar em contato comigo agradeceria muito.
      Meu email é: jessicasimasg@gmail.com

      Excluir
    3. Eu sou uma atual estudante do Setor Leste preciso de ajuda para fazer um trabalho se puder entrar em contato comigo agradeceria muito.
      Meu email é: robertaborges.3116g@gmail.com

      Excluir
    4. Estudei no Setor Leste nesse mesmo período, recordo desses professores e tbm da Professora Cirene de Português e professor Abdala de Matemática. Muito bom compartilhar memórias. Colégio exemplar.

      Excluir
    5. Saudades dos professores e colegas...Prof Ovídio... Prof. Takashi... Gratidão!!! Final dos anos 70... 💐

      Excluir
  2. Estudei com a prof. Maria do Brasil, Veridiana Bragança, Cristina Zerbini, Luiz Fernando, Ovídio, Georgette, Martha de Educação Moral e Cívica e etc.., são muitos, o Setor Leste teve professores maravilhosos, que tinham amor em lecionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Sueli, tudo bem? Eu sou a Marina, aluna do setor leste, estou no terceiro ano e esse ano temos um trabalho do Êxodos (um projeto guiado pelo professor Luis Guilherme, de história) para fazermos sobre o Setor Leste, temos que entrevistar pessoas que estudaram no setor a muito tempo atrás, saber sobre como era, buscar fotos antigas e etc. Gostaria de saber se você se dispõe a me ajudar neste trabalho, por favor, pois é de suma importância a sua colaboração. Entre em contato comigo, caso se interesse, obrigada .
      Email: marinaibci@gmail.com

      Excluir
    3. Oi Sueli, tudo bem? Eu sou a Marina, aluna do setor leste, estou no terceiro ano e esse ano temos um trabalho do Êxodos (um projeto guiado pelo professor Luis Guilherme, de história) para fazermos sobre o Setor Leste, temos que entrevistar pessoas que estudaram no setor a muito tempo atrás, saber sobre como era, buscar fotos antigas e etc. Gostaria de saber se você se dispõe a me ajudar neste trabalho, por favor, pois é de suma importância a sua colaboração. Entre em contato comigo, caso se interesse, obrigada .
      Email: marinaibci@gmail.com

      Excluir
    4. Oi Sandra, tudo bem? Eu sou a Marina, aluna do setor leste, estou no terceiro ano e esse ano temos um trabalho do Êxodos (um projeto guiado pelo professor Luis Guilherme, de história) para fazermos sobre o Setor Leste, temos que entrevistar pessoas que estudaram no setor a muito tempo atrás, saber sobre como era, buscar fotos antigas e etc. Gostaria de saber se você se dispõe a me ajudar neste trabalho, por favor, pois é de suma importância a sua colaboração. Entre em contato comigo, caso se interesse, obrigada.
      Email: marinaibci@gmail.com

      Excluir
  3. Sou de meados dos anos 80 para início de 90, vale mencionar alguns Professores lendários tais como Prof. CAVEIRA(moral e cívica), WASHINGTON e AMORIM de matemática, MENEGUZZI e ÉBER(química) LEOPOLDO(biologia), e obviamente MARIA DO BRASIL com quem até hoje tenho contato. Aliás, ainda tenho contatos com alguns colegas daquela época. Meu apelido veio dessa época, a saber: Jojoba.

    ResponderExcluir
  4. Muitas saudades do meu tempo de estudo no Setor Leste! Estudei em 1979/80/81 e 82.
    Eu amava! Saudades de vários professores, em especial da Professora GIselda, que ministrava aulas de língua portuguesa! ( foi minha professora amada durante os 4 anos que tive o privilégio de estudar aí)!
    lugar especial, com professores ainda mais especiais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, tudo bem? Eu sou a Marina, aluna do setor leste, estou no terceiro ano e esse ano temos um trabalho do Êxodos (uum projeto guiado pelo professor Luis Guilherme, de história) para fazermos sobre o Setor Leste, temos que entrevistar pessoas que estudaram no setor a muito tempo atrás, saber sobre como era, buscar fotos antigas e etc. Gostaria de saber se você se dispõe a me ajudar neste trabalho, por favor, pois é de suma importância a sua colaboração. Entre em contato comigo, caso se interesse, obrigada .
      Email: marinaibci@gmail.com

      Excluir
    2. Oi Sandra, tudo bem? Eu sou a Marina, aluna do setor leste, estou no terceiro ano e esse ano temos um trabalho do Êxodos (uum projeto guiado pelo professor Luis Guilherme, de história) para fazermos sobre o Setor Leste, temos que entrevistar pessoas que estudaram no setor a muito tempo atrás, saber sobre como era, buscar fotos antigas e etc. Gostaria de saber se você se dispõe a me ajudar neste trabalho, por favor, pois é de suma importância a sua colaboração. Entre em contato comigo, caso se interesse, obrigada .
      Email: marinaibci@gmail.com

      Excluir
  5. Alguém ai lembra dos anos 80, no regime militar, quando estudamos com a PE nas portas das salas?

    ResponderExcluir